NR 05 - CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Conteúdo Programático 

  • Estudo da NR-5 Saúde e Higiene do Trabalho
  • Metodologia de Investigação e Análise de Acidentes
  • Medidas de Controle de Riscos
  • Noções sobre Acidentes e Doenças do Trabalho
  • SIPAT
  • Organização da CIPA e outros assuntos necessários
  • Campanhas Internas Elaboração do Mapa de Riscos
  • Noções sobre AIDS
  • Normas Regulamentadoras
  • Legislação Trabalhista
  • Estudo do ambiente e condições de trabalho
  • Legislação Previdenciária
  • Noções sobre acidentes e doenças do Trabalho
  • Riscos ocupacionais
  • Calor Frio Radiação Ionizante e Não Ionizante
  • Efeitos Nocivos das Radiações - Umidade
  • Riscos: Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e Mecânicos/Acidentes
     

Carga Horária

20 horas

Quem Deve Contratar

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.