Descrição
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Conteúdo Programático
- Estudo da NR-5 Saúde e Higiene do Trabalho
- Metodologia de Investigação e Análise de Acidentes
- Medidas de Controle de Riscos
- Noções sobre Acidentes e Doenças do Trabalho
- SIPAT
- Organização da CIPA e outros assuntos necessários
- Campanhas Internas Elaboração do Mapa de Riscos
- Noções sobre AIDS
- Normas Regulamentadoras
- Legislação Trabalhista
- Estudo do ambiente e condições de trabalho
- Legislação Previdenciária
- Noções sobre acidentes e doenças do Trabalho
- Riscos ocupacionais
- Calor Frio Radiação Ionizante e Não Ionizante
- Efeitos Nocivos das Radiações - Umidade
- Riscos: Físicos, Químicos, Biológicos, Ergonômicos e Mecânicos/Acidentes
Carga Horária
20 horas
Quem Deve Contratar
Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.